Crónica · Tecnologia, talento e organizações

O recrutamento tecnológico e a arte de contratar quem sabe falar

Quando as siglas pesam mais do que as realizações, o currículo substitui a obra e a performance de entrevista começa a passar por competência.

Há qualquer coisa profundamente errada na forma como grande parte do recrutamento tecnológico passou a seleccionar especialistas. As empresas afirmam procurar excelência, pensamento crítico, capacidade de resolução e experiência profunda. Depois iniciam o processo e reduzem décadas de competência a palavras-chave, anos de utilização de ferramentas e uma coreografia de entrevista.

Quando o especialista desaparece e sobra a lista

Os anúncios falam em talento, inovação, liderança técnica, capacidade de resolução e experiência profunda.

Depois começa o processo.

E o especialista desaparece.

No seu lugar surge uma lista:

Java. Python. Kubernetes. AWS. Azure. Terraform. Docker. CI/CD. Microservices. DevOps. DevSecOps. Cloud-native. Scrum. Agile. LLM. RAG. Agents. Observability. Zero Trust.

Quantos anos?

Qual a versão?

Qual o nível?

Numa profissão cuja essência deveria ser resolver problemas complexos, grande parte do recrutamento passou a avaliar a capacidade de reproduzir o vocabulário tecnológico correcto.

O candidato pode ter construído sistemas que permanecem em produção há quinze anos. Pode ter recuperado projectos abandonados. Pode ter automatizado operações críticas. Pode ter reduzido drasticamente custos ou tempos de execução. Pode ter resolvido em semanas aquilo que equipas inteiras não conseguiram resolver em meses.

Pode ter recomendações extraordinárias de antigos directores, clientes e colegas.

E, apesar disso, ser ultrapassado porque outro candidato respondeu melhor à pergunta:

«Tem experiência recente com Kubernetes?»

A tirania da palavra-chave

O recrutamento moderno precisa de processar candidatos depressa. Esse problema é real. Uma empresa recebe centenas de currículos e procura critérios que permitam comparar pessoas.

É precisamente aí que começa o desastre.

Porque aquilo que é fácil de medir raramente é aquilo que melhor mede a competência.

É fácil contar anos de experiência. É fácil procurar palavras-chave. É fácil verificar certificações. É fácil transformar um currículo numa grelha.

Muito mais difícil é compreender uma realização.

Para avaliar verdadeiramente uma realização é necessário perceber o problema inicial, a complexidade técnica, as restrições, as decisões tomadas, o risco assumido e o resultado obtido.

Ou seja, é necessário conhecimento.

E aqui aparece a primeira ironia: para recrutar um especialista tecnológico excepcional seria necessário que alguém tecnicamente competente conseguisse reconhecer excepcionalidade.

Muitas organizações substituíram essa competência por filtros.

Tecnologia presente? Sim.

Anos suficientes? Sim.

Certificação? Sim.

Pretensão salarial dentro do intervalo? Sim.

Disponibilidade imediata? Sim.

Parabéns. A complexidade de uma vida profissional foi elegantemente convertida numa folha de cálculo.

Saber vender-se tornou-se uma competência central

O candidato tecnologicamente mais competente não é necessariamente aquele que melhor se apresenta.

Quem passou décadas a resolver problemas reais tende muitas vezes a descrevê-los de forma simples. Explica o problema, a causa, a solução e o resultado.

Não precisa de construir uma catedral verbal à volta de cada decisão técnica.

Quem conhece profundamente uma área compreende também os limites do próprio conhecimento.

O especialista diz:

«Conheço bem este domínio, mas teria de analisar esse caso concreto.»

O vendedor tecnológico diz:

«Tenho domínio end-to-end de arquitecturas cloud-native altamente escaláveis em ambientes enterprise.»

A segunda frase pode impressionar mais numa entrevista.

A primeira inspira muito mais confiança quando um sistema crítico deixa de funcionar.

Vivemos, portanto, uma situação curiosa: quanto mais sofisticado se tornou o recrutamento tecnológico, maior se tornou o prémio atribuído à representação da competência.

Não necessariamente à competência.

As realizações deveriam estar no centro

Existe uma pergunta muito mais importante do que saber quantos anos alguém utilizou determinada framework:

«O que construiu?»

Outra:

«Que problema resolveu?»

E outra:

«Que impacto teve essa solução?»

Estas perguntas alteram completamente uma entrevista.

Um candidato pode afirmar ter dez anos de experiência em sistemas distribuídos.

Outro pode explicar:

«Quando entrei, o sistema caía várias vezes por semana. Identifiquei problemas de arquitectura, redesenhei os componentes críticos, fizemos a migração progressivamente e o sistema permanece estável há quatro anos.»

Aqui já não estamos perante experiência declarada.

Estamos perante evidência.

Outro poderá dizer que recebeu um projecto tentado durante um ano sem sucesso, pegou no código, reconstruiu partes essenciais e colocou dezenas de clientes a trabalhar em poucos meses.

Isto vale mais do que muitas linhas de tecnologias.

Porque demonstra aquilo que o recrutamento deveria procurar acima de tudo:

capacidade de execução.

O passado não garante o futuro, mas deixa pistas

Ter realizado grandes projectos no passado não garante automaticamente que alguém volte a fazê-lo. Tecnologias mudam. Contextos mudam. Pessoas mudam.

Mas existem padrões profissionais extraordinariamente persistentes.

Quem demonstrou repetidamente curiosidade, capacidade de aprendizagem, pensamento sistémico, coragem para enfrentar problemas difíceis e disciplina para os resolver possui algo muito mais valioso do que conhecimento sobre uma tecnologia específica.

Possui capacidade tecnológica transferível.

Um programador que dominou vários paradigmas ao longo de décadas provavelmente conseguirá aprender a próxima linguagem. Um arquitecto que compreendeu várias gerações de sistemas distribuídos tem boas probabilidades de compreender a seguinte. Um especialista que diagnosticou centenas de problemas complexos transporta consigo uma biblioteca mental impossível de substituir por meia dúzia de cursos.

As tecnologias envelhecem.

O raciocínio permanece.

Esta ideia está hoje no centro do movimento internacional de contratação orientada para competências: a OECD defende que as competências demonstradas devem assumir papel central nas decisões de recrutamento, com qualificações formais e experiência a desempenharem um papel complementar. [1]

A experiência transformada em desvantagem

Existe ainda um paradoxo particularmente cruel.

Quanto maior é a carreira de um especialista, mais difícil se torna representá-la nos modelos modernos de recrutamento.

Um profissional com quatro décadas de experiência já atravessou várias revoluções tecnológicas: sistemas departamentais, Unix, redes, cliente-servidor, Internet, virtualização, cloud, containers e inteligência artificial.

Não tem simplesmente experiência numa tecnologia.

Tem experiência na mudança tecnológica.

E isso deveria ser extraordinariamente valioso.

Mas muitos processos perguntam:

«Quantos anos tem de React?»

A pergunta pode ser legítima para determinada função. O problema surge quando essa resposta pesa mais do que toda a capacidade demonstrada para aprender tecnologias novas durante uma vida inteira.

É como contratar um engenheiro aeronáutico avaliando sobretudo se conhece o modelo exacto de parafuso utilizado no avião actual.

O Future of Jobs Report 2025, do World Economic Forum, sublinha precisamente a velocidade da mudança: competências tecnológicas como IA, dados, redes e cibersegurança ganham importância, mas também criatividade, resiliência, curiosidade e aprendizagem contínua. [2]

As recomendações esquecidas

Depois existem as recomendações.

Outra peça extraordinariamente desvalorizada.

Uma recomendação genérica vale pouco.

«Excelente profissional.»

«Bom espírito de equipa.»

«Recomendo vivamente.»

Tudo simpático.

Quase inútil.

Mas uma recomendação concreta é outra coisa.

«Entregámos-lhe um projecto que duas equipas anteriores não conseguiram concluir. Identificou o problema, reorganizou a solução e colocou-a em produção em seis semanas.»

Isto é informação.

Quando um cliente afirma que determinado sistema se tornou central à operação e continua funcional anos depois, isso deveria pesar.

Quando vários profissionais independentes descrevem repetidamente o mesmo padrão de competência, existe ali validação histórica.

A investigação económica também encontrou evidência de que referências e recomendações podem transportar informação sobre desempenho e persistência que não está presente nas características observáveis tradicionais do candidato. [5]

Naturalmente, referências não devem decidir sozinhas uma contratação. A própria literatura profissional recomenda que sejam usadas como uma peça adicional de evidência, não como substituto de avaliação. [4]

O currículo deveria tornar-se um portefólio de evidências

Para especialistas tecnológicos seniores, o currículo tradicional está provavelmente ultrapassado.

Deveria aproximar-se de um portefólio profissional.

Problema
O sistema existente não escalava.

Intervenção
Redesenho da arquitectura, automatização do deployment, optimização da base de dados.

Resultado
Tempo de resposta reduzido, disponibilidade aumentada, custos operacionais diminuídos.

Evidência
Sistema em produção, métricas, documentação e recomendação do responsável técnico.

Isto permitiria distinguir experiência real de experiência decorativa.

Porque existem dez anos de experiência.

E existem dez vezes o mesmo ano.

O especialista não é uma colecção de ferramentas

Existe uma tendência perigosa para definir profissionais tecnológicos pelas ferramentas que utilizam.

«Java Developer.»

«Python Developer.»

«AWS Architect.»

«Kubernetes Engineer.»

Essas classificações são úteis para organizar mercados.

Tornam-se perigosas quando substituem a compreensão da pessoa.

Um excelente engenheiro não é excelente porque conhece cinquenta ferramentas.

É excelente porque sabe escolher quais não utilizar.

Porque compreende compromissos. Porque detecta complexidade desnecessária. Porque sabe quando uma solução simples é suficiente. Porque consegue diagnosticar problemas quando a documentação termina. Porque percebe sistemas como um conjunto e não como uma colecção de componentes.

Os especialistas mais valiosos raramente são os que sabem utilizar mais martelos.

São aqueles que percebem primeiro se o problema é realmente um prego.

Entrevistar pensamento, não memória

Uma boa entrevista técnica deveria colocar o candidato perante problemas incompletos.

Não puzzles académicos sem relação com a função.

Problemas reais.

Um sistema começou subitamente a ficar lento. Não sabemos porquê. Que perguntas faz primeiro?

Uma aplicação cai apenas em produção. Como investigaria?

Uma arquitectura precisa de duplicar capacidade sem duplicar custos. Por onde começaria?

Não interessa apenas chegar à solução.

Interessa observar o caminho.

Como organiza a informação. Como elimina hipóteses. Que riscos detecta. Que perguntas formula. Quando admite não saber. Como procura descobrir.

O pensamento de um especialista revela-se nestes momentos.

A evidência reunida pelo CIPD aponta na mesma direcção: entrevistas estruturadas reduzem arbitrariedade e tarefas baseadas em competências, incluindo amostras de trabalho e simulações, aproximam a avaliação daquilo que a pessoa terá efectivamente de fazer no emprego. [4]

A psicologia do trabalho chama a isto, sem qualquer poesia, work-sample testing: reproduzir tarefas ou problemas semelhantes aos que o candidato encontrará no trabalho. [6]

A inteligência artificial tornará este problema ainda maior

A inteligência artificial vai tornar a avaliação tradicional de competências tecnológicas progressivamente menos útil.

Conhecimento factual está cada vez mais disponível.

Sintaxe pode ser gerada.

Documentação pode ser consultada instantaneamente.

Código corrente pode ser produzido por sistemas automáticos.

Aquilo que ganhará valor será precisamente aquilo que sempre foi mais difícil de medir:

capacidade de formular problemas;

capacidade de avaliar soluções;

pensamento crítico;

arquitectura;

contexto;

experiência;

criatividade;

responsabilidade.

Ou seja, o recrutamento terá de evoluir no sentido oposto ao seguido por muitos processos actuais.

Menos perguntas sobre memória.

Mais perguntas sobre julgamento.

Menos certificação como substituto de competência.

Mais evidência.

Menos palavras-chave.

Mais realizações.

O maior erro é contratar para ontem

Há ainda um problema estratégico.

Quando uma empresa recruta exclusivamente com base nas tecnologias que utiliza actualmente, está a contratar para o seu passado.

Procura alguém perfeitamente adaptado ao sistema existente.

Mas as empresas tecnologicamente competitivas precisam sobretudo de pessoas capazes de construir aquilo que ainda não existe.

O especialista excepcional pode não conhecer profundamente uma ferramenta específica no primeiro dia.

Mas conhece o processo de aprender.

Já o fez dezenas de vezes.

Essa capacidade deveria ser tratada como capital intelectual.

Não como deficiência curricular.

A Harvard Business Review tem acompanhado esta transição para modelos de contratação centrados em competências, ao mesmo tempo que alerta para a distância que pode existir entre retirar requisitos formais dos anúncios e alterar verdadeiramente a forma como as decisões de contratação são tomadas. [3]

Portugal e o desperdício tecnológico

Em Portugal, este problema ganha uma dimensão adicional.

Somos um país pequeno.

Não podemos desperdiçar talento.

Não podemos permitir-nos colocar profissionais extraordinários fora de processos porque não reproduziram correctamente meia dúzia de palavras-chave.

Não podemos continuar a transformar experiência profunda em excesso de idade.

Não podemos elogiar inovação enquanto utilizamos sistemas de recrutamento incapazes de reconhecer inovadores.

E não podemos continuar a acreditar que os melhores profissionais são necessariamente aqueles que melhor aprenderam a vender-se.

Há pessoas brilhantes que comunicam brilhantemente.

Há outras que não.

A função do recrutamento não deveria ser premiar a representação mais convincente.

Deveria ser descobrir capacidade.

Uma regra muito simples

Talvez todo o recrutamento tecnológico pudesse começar por uma pergunta:

«Mostre-me algo difícil que resolveu.»

Depois ouvir.

Perguntar.

Compreender.

Confirmar.

E só depois abrir a lista de tecnologias.

Porque existe uma verdade elementar que fomos conseguindo esconder debaixo de plataformas de recrutamento, filtros automáticos, palavras-chave e processos em sete fases:

O melhor indicador de que alguém conseguirá resolver problemas difíceis amanhã é ter demonstrado, repetidamente, que resolveu problemas difíceis ontem.

Uma realização não é uma sigla.

É uma prova.

Uma recomendação séria não é cortesia.

É testemunho.

E um especialista não é alguém que conhece todos os acrónimos da moda.

É alguém que, quando o sistema deixa de funcionar e as respostas fáceis acabam, continua a saber pensar.

Talvez seja precisamente por isso que os melhores parecem tão difíceis de encontrar.

Não porque não existam.

Mas porque o recrutamento aprendeu a procurar outra coisa.

Nota editorial

Do currículo como inventário ao percurso como evidência

Esta crónica não é uma crítica aos profissionais de recrutamento enquanto indivíduos. É uma crítica a um modelo de selecção que, pressionado por volume, velocidade e automatização, passou demasiadas vezes a confundir aquilo que consegue indexar com aquilo que realmente importa.

O problema é particularmente grave em tecnologia. Linguagens, frameworks, plataformas e siglas envelhecem depressa. Um profissional sénior pode atravessar várias gerações tecnológicas sem que a sua verdadeira competência resida em qualquer uma delas. O activo central é a capacidade de aprender, compreender sistemas, formular hipóteses, diagnosticar, decidir e executar.

As tendências internacionais apontam já para uma mudança. A OECD tem vindo a defender abordagens skills-first, nas quais competências demonstradas assumem maior peso e qualificações formais funcionam como elementos complementares. O World Economic Forum sublinha que a transformação tecnológica está a alterar rapidamente as competências relevantes. E a investigação sobre selecção de pessoas continua a favorecer processos estruturados e provas próximas do trabalho real, em vez da confiança excessiva na entrevista informal ou na simples leitura do currículo. [1] [2] [4]

Há, contudo, uma diferença entre adoptar a linguagem das competências e alterar verdadeiramente o processo. Uma organização pode retirar o requisito de licenciatura, acrescentar a palavra skills ao anúncio e continuar a seleccionar exactamente da mesma maneira. A Harvard Business Review chamou a atenção para esta distância entre intenção e prática. [3]

Talvez a evolução necessária seja mais simples e mais radical: pedir menos declarações de competência e mais provas dela. Dar peso às realizações. Confirmar resultados. Ouvir recomendações concretas. Submeter especialistas a problemas semelhantes aos que realmente terão de resolver. Avaliar a qualidade do raciocínio, não a velocidade com que recitam o glossário da estação.

O currículo deveria deixar de ser um inventário de ferramentas e passar a ser um mapa de problemas resolvidos.

Referências internacionais

  1. OECD — A Skills-First Labour Market (2026), incluindo a secção "Promoting skills-first hiring and talent management". A OECD descreve abordagens em que as competências se tornam o principal critério de recrutamento, com qualificações e experiência em papel complementar.
    OECD — A Skills-First Labour Market
  2. World Economic Forum — The Future of Jobs Report 2025. O relatório identifica a rápida alteração das competências procuradas e destaca simultaneamente competências tecnológicas e capacidades humanas como criatividade, resiliência, curiosidade e aprendizagem contínua.
    World Economic Forum — Future of Jobs Report 2025
  3. Harvard Business Review — "What Companies Get Wrong About Skills-Based Hiring" (2024) e "Skills-Based Hiring Is on the Rise" (2022). As análises discutem a passagem de requisitos formais para competências e os limites de mudanças apenas superficiais no recrutamento.
    HBR — What Companies Get Wrong About Skills-Based Hiring
    HBR — Skills-Based Hiring Is on the Rise
  4. CIPD — Chartered Institute of Personnel and Development — Selection Methods (2024). A publicação recomenda entrevistas estruturadas, utilização de vários métodos de avaliação e tarefas baseadas em competências próximas do trabalho real; também enquadra as referências como informação complementar, não como critério único.
    CIPD — Selection Methods
  5. National Bureau of Economic Research — Amanda Pallais e Emily Glassberg Sands, Why the Referential Treatment: Evidence from Field Experiments on Referrals (2015; versão publicada no Journal of Political Economy, 2016). Os autores encontraram informação sobre desempenho e persistência nas referências que não estava contida nas características observáveis tradicionais.
    NBER — Why the Referential Treatment
  6. American Psychological Association — definição de work-sample test: teste de selecção específico para a função que reproduz tarefas ou problemas típicos do trabalho.
    APA Dictionary of Psychology — Work-sample test

Francisco Gonçalves

Fragmentos do Caos, 2026


🌌 Fragmentos do Caos: Blogue • Ebooks • Carrossel
👁️ Esta página foi visitada ... vezes.