Portugal à venda: um país cada vez mais caro para quem cá vive

O turismo traz riqueza. O problema começa quando o território se valoriza mais depressa do que os salários de quem nele trabalha.

Nota de abertura:
Portugal descobriu uma fórmula aparentemente brilhante: turismo, turismo de luxo, residentes estrangeiros com elevado poder de compra, imobiliário valorizado e cidades transformadas em produtos internacionais. Tudo isto pode criar riqueza. O problema começa quando os preços passam a reflectir rendimentos internacionais enquanto uma grande parte dos portugueses continua a viver de salários portugueses.

Portugal descobriu uma fórmula aparentemente brilhante: turismo, turismo de luxo, residentes estrangeiros com elevado poder de compra, imobiliário valorizado e cidades transformadas em produtos internacionais.

À primeira vista, tudo parece crescimento.

Entram turistas.

Entram capitais.

Sobem os preços dos imóveis.

Abrem hotéis.

Multiplicam-se restaurantes.

O problema começa quando olhamos para quem vive cá.

Os salários continuam baixos, a produtividade cresce devagar e a habitação torna-se cada vez mais cara.

Os rendimentos são portugueses, mas os preços começam a ser internacionais.

Um trabalhador de hotel, um professor, um enfermeiro, um polícia ou um jovem casal disputa habitação com pessoas cujo rendimento foi produzido em economias muito mais ricas.

E perde.

Não porque trabalhe menos.

Mas porque joga num mercado onde o seu salário deixou de definir o preço.

Um país de duas velocidades

O turismo é importante e continuará a ser.

Em 2024, segundo a OCDE, representou directamente 8,1% do valor acrescentado bruto português e 12,1% do emprego, enquanto as receitas de viagens representaram 47,9% das exportações de serviços.

O erro seria transformar este sucesso numa espécie de monocultura económica moderna.

Uma economia excessivamente dependente do território, do imobiliário, da restauração e dos serviços turísticos pode crescer sem criar prosperidade suficiente para a maioria da população.

É possível ter hotéis cheios e jovens sem casa.

Restaurantes de luxo e trabalhadores em quartos sobrelotados.

Imobiliário valorizado e famílias incapazes de comprar um apartamento.

Estatísticas económicas razoáveis e cidadãos cada vez mais pobres relativamente ao custo de vida.

É aqui que crescimento e desenvolvimento começam a separar-se.

O paradoxo português

Portugal pode tornar-se um excelente país para passar férias, comprar uma segunda residência ou viver uma reforma confortável.

Mas pode simultaneamente tornar-se um país demasiado caro para quem cá trabalha.

No primeiro trimestre de 2026, os preços das casas em Portugal aumentaram 17,8% face ao mesmo trimestre do ano anterior, a maior subida registada na União Europeia.

E isso cria um problema ainda maior.

Se professores, enfermeiros, técnicos, trabalhadores da hotelaria, construção ou comércio não conseguem viver perto dos locais onde trabalham, o próprio modelo económico começa a corroer-se.

A cidade precisa deles.

Mas expulsa-os.

O turismo precisa de trabalhadores.

Mas não lhes permite pagar casa.

O luxo precisa de serviços públicos.

Mas os funcionários desses serviços vivem cada vez mais longe.

É uma contradição que não pode crescer indefinidamente.

O futuro não pode ser apenas um resort

Portugal não precisa de combater o turismo.

Precisa de deixar de depender demasiado dele.

A OCDE estima que a produtividade laboral portuguesa continua cerca de 17% abaixo da média da organização. Sem maior produtividade, inovação e actividades de elevado valor acrescentado, os salários terão dificuldade em acompanhar uma economia onde determinados preços já respondem à procura internacional.

O país precisa de indústria avançada, tecnologia, investigação, energia, empresas exportadoras, serviços de elevado valor acrescentado e salários sustentados por produtividade.

Precisa também de habitação suficiente para quem vive e trabalha cá.

Porque existe uma diferença enorme entre valorizar Portugal e simplesmente valorizar o metro quadrado português.

Um país não é um activo imobiliário.

É uma sociedade.

O QUE DEVE SER RETIDO

  • O turismo é uma actividade central na economia portuguesa e não deve ser demonizado.
  • O risco surge quando turismo, imobiliário e procura externa valorizam o território mais depressa do que salários e produtividade.
  • Portugal registou no primeiro trimestre de 2026 a maior subida homóloga dos preços das casas da União Europeia.
  • Uma economia saudável precisa de diversificação, produtividade, inovação e habitação acessível aos trabalhadores que a fazem funcionar.

A pergunta essencial

No fundo, tudo se resume a uma pergunta muito simples:

Para quem estamos a construir Portugal?

Se conseguirmos transformar o país num lugar fantástico para turistas, investidores e residentes estrangeiros ricos, mas cada vez mais difícil para os próprios portugueses constituírem família, comprar casa e viver com dignidade, teremos conseguido uma proeza extraordinária:

criar um país muito valioso onde o seu próprio povo tem cada vez menos condições para viver.

Isso não é desenvolvimento.

É vender progressivamente o cenário.

Nota Editorial

Esta crónica não defende a redução arbitrária do turismo, do investimento estrangeiro ou da presença de residentes internacionais em Portugal. Estes fluxos geram emprego, exportações, receitas fiscais e actividade económica relevante.

A crítica dirige-se ao risco de um modelo excessivamente dependente da valorização do território e de serviços associados à procura externa, num contexto em que a produtividade e muitos salários portugueses continuam relativamente baixos.

Os indicadores recentes ilustram esta tensão. A OCDE atribui ao turismo 8,1% do VAB português em 2024 e 12,1% do emprego em 2023, enquanto estima que a produtividade laboral permanece cerca de 17% abaixo da média da OCDE. O Eurostat registou uma subida homóloga de 17,8% nos preços das casas portuguesas no primeiro trimestre de 2026, a maior da União Europeia.

A sustentabilidade económica exige, por isso, diversificação produtiva, inovação, melhores salários, aumento da oferta habitacional e políticas que permitam aos trabalhadores continuar a viver nos territórios onde a actividade económica se concentra. O sucesso de um país não pode ser medido apenas pelo valor dos seus activos, mas pela capacidade dos seus cidadãos para nele viverem.

Referências credíveis

Francisco Gonçalves
Fragmentos do Caos
FC-Chronic-News

☁️ GitHub Pages 🛰️ CodeBerg Pages
🌌 Fragmentos do Caos: Blogue • Ebooks • Carrossel
👁️ Esta página foi visitada ... vezes.